Tomar creatina pode reduzir o risco de depressão

Um estudo avaliou os efeitos da ingestão diária da creatina em pacientes diagnosticados com depressão aguda O post Tomar creatina pode reduzir o risco de depressão apareceu primeiro em Olhar Digital.

Jan 30, 2025 - 20:51
 0
Tomar creatina pode reduzir o risco de depressão

A creatina é um dos suplementos alimentares mais utilizados para melhorar o desempenho físico. Apesar dos diversos mitos sobre problemas relacionados ao consumo da substância, diversos estudos já comprovaram que a ingestão é altamente benéfica para a saúde.

Agora, um novo estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido e da Índia indica que o suplemento também pode melhorar a saúde mental. Segundo o trabalho, a creatina pode ser utilizada para reduzir os sintomas de depressão.

Substância não requer qualquer outra intervenção farmacêutica

A equipe de cientistas queria entender se a suplementação de creatina poderia aumentar a eficácia da psicoterapia, na ausência de qualquer outra intervenção farmacêutica. Para isso, foram analisados cerca de 100 indivíduos, todos diagnosticados com depressão aguda.

Durante o estudo, os participantes receberam uma terapia cognitivo-comportamental quinzenal, com cinco sessões de 45 minutos. Além disso, metade deles tomou cinco gramas de creatina oral monohidratada diariamente, enquanto o restante recebeu quantidades iguais de um placebo de amido.

Sintomas da depressão foram menores em pacientes que tomaram o suplemento alimentar (Imagem: mrmohock/Shutterstock)

Ao final de oito semanas, o grupo que ingeriu o suplemento apresentou sintomas menos agudos de depressão. A conclusão teve como base o Questionário de Saúde do Paciente (PHQ)-9, uma das principais abordagens usadas pela medicina para rastrear e monitorar este problema de saúde.

De acordo com os pesquisadores, os pacientes que tomaram creatina apresentaram uma melhora média de cinco pontos em relação ao grupo que recebeu placebo. Isso significa que a substância dobrou a eficácia da psicoterapia, com 12 participantes alcançando uma remissão completa ao final da pesquisa.

Apesar de promissores, a equipe ressalta que os resultados ainda são preliminares e que são necessários maiores estudos para comprovar a relação entre o consumo da creatina e a redução dos riscos de depressão. O estudo foi publicado na revista European Psychopharmacology.

Leia mais:

creatina , garrafa de água e equipamentos de academia
Creatina é um suplemento amplamente utilizado para melhorar o desempenho físico (Imagem: Erhan Inga/Shutterstock)

Consumir creatina é seguro

  • A creatina é um composto produzido no nosso próprio organismo, em particular nos rins e fígado, a partir de três aminoácidos: a arginina, a glicina e a metionina.
  • Ela é armazenada principalmente nos músculos, onde facilita a produção rápida de energia.
  • A substância ainda atua na produção de energia em outros tecidos.
  • Por isso, sua suplementação é amplamente utilizada (e até recomendada) para melhorar o desempenho esportivo.
  • Segundo pesquisadores, a creatina também tem potencial em aplicações terapêuticas, como demonstrado no recente estudo sobre a depressão.

O post Tomar creatina pode reduzir o risco de depressão apareceu primeiro em Olhar Digital.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Equipe GuiaBom GuiaBom: Notícias Online em Tempo Real do Brasil e do Mundo!