Será que farofa de soja engorda? confira!
Você já se perguntou se a farofa de soja engorda? Apesar de ser um alimento controverso, a farofa de soja pode ser muito benéfica para a saúde quando consumida com moderação.
Você já se perguntou se a farofa de soja engorda? Apesar de ser um alimento controverso, a farofa de soja pode ser muito benéfica para a saúde quando consumida com moderação. Saiba se a farofa de soja engorda, seus benefícios e como prepará-la.
Farofa de soja engorda ou não?
A farofa de soja não engorda, muito pelo contrário. Ela contribui para a perda e controle de peso, por possuir proteínas e fibras que prolongam a sensação de saciedade. Além disso, ela contém peptídeos que ajudam a acelerar o metabolismo.
Propriedades nutricionais da farofa de soja
A farofa de soja é composta por cerca de 50% de proteína. Ela passa por um procedimento de “desengorduramento”, que remove o excesso de óleo de soja e preserva os seus nutrientes. Na versão comercializada em supermercados, 100g de farofa de soja contém:
- Proteínas: 50g
- Fibra alimentar: 12,2g
- Calorias: 360 kcal
- Gorduras totais: 10,2g
- Carboidratos: 16,8g
Na farofa de soja ainda é possível encontrar vitaminas e minerais, como tiamina, vitamina B6, ácido pantotênico, zinco, magnésio, manganês e fósforo.
Quais os benefícios da farofa de soja?
Agora que você já sabe se a farofa de soja engorda ou não, conheça abaixo alguns de seus benefícios para a saúde.
Combate aos sintomas de TPM e menopausa
A farofa de soja é capaz de regular os níveis de estrogênio em mulheres, o que contribui para a melhora dos sintomas de TPM e menopausa. Isso ocorre porque a soja contém fitohormônios, que são substâncias de origem vegetal que atuam como hormônios.
Manutenção do peso
Como dito anteriormente, a farofa de soja contribui para a manutenção do peso por conta das proteínas e fibras presentes em sua composição, que prolongam a sensação de saciedade.
Nutrientes para formação
Outro benefício da farofa de soja é na formação do tecido muscular. Ela auxilia no processo de hipertrofia, por ser composta por proteínas, minerais e vitaminas. A farofa de soja contém um teor de aminoácidos maior que a maioria dos outros grãos, o que a torna muito semelhante às proteínas de origem animal.
Prevenção osteoporose e fortalecimento ósseo
Estudos indicam que o consumo de farofa de soja pode evitar a perda de tecido ósseo. Ela contém um alto nível de isoflavonas, magnésio e cálcio, uma combinação capaz de fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.
Redução do colesterol
Em pesquisas realizadas recentemente, foi obtida a conclusão de que o consumo de 60g de farofa de soja diariamente reduz as taxas de colesterol ruim, o que diminui as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Como preparar a farofa de soja?
A farofa de soja pode ser preparada em casa, seguindo a receita abaixo.
Ingredientes
Para prepará-la, você vai precisar de:
- 1kg de grãos de soja;
- 3 litros de água.
Confira abaixo o modo de preparo.
Modo de preparo
Ferva a água, acrescente os grãos de soja e deixe cozinhar por 5 minutos. Em seguida, escorra os grãos e lave-os em água corrente, depois deixe secar em um pano por cerca 1 hora. Deixe-os por 50 minutos no forno, retire-os e espere esfriar. Por fim, bata os grãos em um liquidificador ou processador, peneire e guarde em vidros secos com tampa.
A farofa de soja pode ser consumida diariamente com moderação, pois o seu excesso pode causar problemas na glândula tireoide e desregulação nos níveis de estrogênio. Quando ingerida em pequenas quantidades, ela é capaz de proporcionar uma série de benefícios para a saúde.
Qual é a sua reação?