Departamento de Justiça dos EUA demite procuradores que investigaram Trump

De acordo com nota, advogados não são confiáveis para implementar as prioridades do presidente; republicano foi investigado por posse indevida de documentos confidenciais e interferência nas eleições de 2020 

Jan 28, 2025 - 09:58
 0
Departamento de Justiça dos EUA demite procuradores que investigaram Trump

Na última segunda-feira (27), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou a decisão de demitir mais de dez advogados do Departamento de Justiça que estavam envolvidos em investigações conduzidas pelo procurador especial Jack Smith. A administração alegou que não confia na capacidade desses profissionais para atender às prioridades do governo. Essa ação pode infringir normas que garantem a proteção de servidores públicos de carreira.

O procurador Jack Smith estava à frente de processos que visavam a condenação de Trump por suas tentativas de reverter o resultado das eleições de 2020, além de sua posse indevida de documentos confidenciais da Presidência. Antes da posse de Trump, Smith apresentou um relatório no qual indicava que havia evidências suficientes para justificar uma condenação, embora o Departamento de Justiça tenha uma prática de não investigar presidentes em exercício.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Trump, por sua vez, refuta as alegações de que tentou alterar o resultado das eleições e de que teria incitado a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. A demissão dos advogados levanta questões sobre a integridade do processo judicial e a possibilidade de interferência política nas investigações em curso. A situação se complica ainda mais com a possibilidade de que essas demissões possam ser vistas como uma tentativa de obstruir a justiça.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira 

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Equipe GuiaBom GuiaBom: Notícias Online em Tempo Real do Brasil e do Mundo!