Cinco narradores do rádio brasileiro deram voz ao gol de Carlos Alberto Torres na final da Copa de 1970
O capitão da seleção concluiu uma das jogadas mais lembradas, até hoje, pelos torcedores
Em 1970, no México, cinco grupos de emissoras de rádio transmitiram a Copa para o Brasil. Em coluna anterior, trouxe detalhes sobre a divisão entre os narradores. O quarto gol da seleção na final contra a Itália, em 21 de junho, é um dos mais lembrados pelos torcedores e foi marcado pelo capitão Carlos Alberto Torres que, naquele dia, erguei a Taça Jules Rimet.
O relógio do Estado Azteca, na Cidade do México, marcava 41 minutos quando Clodoaldo driblou quatro italianos ainda no campo de defesa e tocou para Rivellino, que lançou Jairzinho, já no ataque. Pela esquerda, Jair levou a marcação de Facchetti, tocou a Pelé, que estava a dois metros da meia-lua da área. Ele rolou para Carlos Alberto Torres, livre, desferir um tiro cruzado. A bola, rente à grama, partiu como um foguete para o canto direito de Albertosi e estufou as redes. Gol do capitão do tricampeonato! Tostão, que estava à frente de Pelé, também ajudou a sinalizar a chegada do lateral brasileiro. Ao rever o lance, é possível observar que a bola, ao ser rolada por Pelé, sobe no “morrinho artilheiro” e Carlos Alberto pega na veia. Depois da comemoração atrás do gol, Pelé e Carlos Alberto voltaram ao centro de campo abraçados.
Em uma participação minha no programa Mundo da Bola, da Jovem Pan, apresentado por Flávio Prado, eu apresentei aos ouvintes o gol de Carlos Alberto nas vozes de cinco locutores diferentes. Um deles foi Joseval Peixoto: “Clodô finta o primeiro italiano, vai descendo, finta mais um, olha o passeio de Clodoaldo, outra finta de Clodô! Entrega para Rivellino, domina o astro do Parque, levanta a bola para Jair, pela esquerda, atenção, desceu Jair, bateu a Fachetti, rolou para Pelé, atenção Pelé para Carlos Alberto livre, olha bola tocou é gol! Gooooooooooolaço. Carlos Alberto, Rivellino, Jair, Pelé, Carlos Alberto. Aumenta o placar. O placar transborda, o placar de 4 a 1! Borbulhante alegria ver o Brasil florido, o Brasil colorido, 4 a 1, no placar ”.
Ouça a narração abaixo:
Qual é a sua reação?